Programa
9.00 | Sessão de abertura | ||
Sessão paralela 1Presidente: Ana Paula Loureiro | Sessão paralela 2Presidente: Augusto Soares da Silva | Sessão paralela 3Presidente: Joana Santos | |
9.15 – 9.45 | Maria Lobo, Joana Batalha, Antónia Estrela & Bruna Bragança Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo | Telmo Móia Particularidades semânticas das expressões temporais com “até” e desafios de tradução entre português e inglês | Milaydis Sosa-Napolskij, Rui Sousa-Silva & Belinda Maia Padrões de influência translinguística no género artigo científico produzido em inglês por nativos de PE: das categorias gramaticais ‘substantivo’ e ‘verbo’ |
9.45 – 10.15 | Irene Cadime, Ana Lúcia Santos, Iolanda Ribeiro & Fernanda Viana Validação do CDI-III para o português Europeu: uma escala de desenvolvimento lexical e sintático dos 30 aos 48 meses | Violeta Amélia Magalhães Da semântica de alguns e uns em português europeu | Bárbara Pinho & Purificação Silvano A relação retórica de concessão em artigos científicos |
10.15 – 10.45 | Ana Maria Brito Relativas livres transparentes: algumas reflexões sintáticas | Luís Filipe Cunha Sobre a construção ir a + Infinitivo em Português Europeu | João Gerardo, Marina Torrón & Helena Moniz O Impacto de Sistemas de Identificação de Erros em contexto de Pós-Edição |
10.45 – 11.00 | Pausa |
Sessão paralela 4Presidente: Conceição Carapinha | Sessão paralela 5Presidente: Margarita Correia | Sessão paralela 6Presidente: Graça Rio-Torto | ||||||
11.00 – 11.30 | Paula Ferreira & Noémia Jorge Apropriação do género de texto receita culinária por alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico | Jorge Baptista, Sónia Reis & Nuno Mamede Variantes de Verbos-suporte: Distribuição em corpora e representação formal no Léxico-Gramática dos Nomes Predicativos do Português Europeu | Cristina Maria Flores, Ana Rita Sá-Leite, Montserrat Comesaña, Carina Eira & Juan Haro O processamento de género gramatical em falantes bilingues de português e alemão. Efeitos de dominância linguística | |||||
11.30 – 12.00 | Ana Luísa Costa A pontuação como janela para a consciência sintática | Miguel Menezes, Vera Cabarrão, Pedro Mota & Helena Moniz Reconhecimento automático de Entidade Mencionadas multilingues em diversos domínios, para efeitos de anonimização e tradução automática | Liliana Correia & Cristina Flores Os efeitos da experiência sociolinguística e da (dis)semelhança lexical interlinguística sobre a aquisição do Português Europeu como língua de herança por crianças bilingues luso-alemãs e luso-francesas | |||||
12.00 – 12.30 | Rita Silva, Vera Cabarrão & Sara Mendes Anotação de Entidades Mencionadas na área do Gaming | Ana Faustino The effects of Corrective Feedback on EFL learners’ acquisition of Past Simple regular & irregular forms in the Portuguese context | ||||||
12.30 – 14.00
| Pausa | |||||||
Sessão paralela 7Presidente: Isabel Pereira | Sessão paralela 8Presidente: Nélia Alexandre | Sessão paralela 9Presidente: Tânia Ferreira | ||||||
14.00 – 14.30 | Joana Reis, Catarina Oliveira & Maria João Freitas Dificuldades na produção da lateral alveolar do Português Europeu: A perceção dos Terapeutas da Fala | Costanza Aliverti-Piuri, Ana Lúcia Santos & Anabela Gonçalves Aquisição de complementos de verbos percetivos por crianças bilingues italiano-português europeu | Julia Cataldo Lopes & Aniela Improta França Um estranho no ninho: o parentesco morfológico entre palavras | |||||
14.30 – 15.00 | Maria João Freitas & Ana Margarida Ramalho Estruturas silábicas complexas na avaliação de crianças com alterações fonológicas: análise de dados do corpus PhonoDis | Mara Moita & Maria Lobo Compreensão de estruturas sintáticas com movimento A-barra e com movimento A em crianças portuguesas surdas com implante coclear: os efeitos da idade de início de exposição ao input linguístico e do tempo de exposição à língua | Vanessa Anachoreta A educação para surdos na década de 30: uma análise historiográfica do material didático Pedagogia emendativa do surdo-mudo de Lacerda (1934) | |||||
15.00 – 15.30 | Xinyi Li & Chao Zhou LextPT: Um teste rápido e confiável da proficiência do PLE para trabalhos experimentais | Raquel Costa & Maria Lobo Movimento A´ nas Perturbações do Espectro do Autismo | Amanda Bruscato & Jorge Baptista Análise dos Processos Anafóricos nos Corpora BRANEN e BRANES | |||||
15:45 – 16.45 | Conferência plenária António Branco (Universidade de Lisboa) Avaliação Comparativa das Teorias de Semântica Lexical quanto à sua Plausibilidade Cognitiva e Utilidade Tecnológica | |||||||
16.45 – 17.30 | Sessão de pósteresPresidente: Fátima Silva
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17.30 | Assembleia geral APL |
Sessão paralela 10Presidente: Maria João Freitas | Sessão paralela 11Presidente: Cristina Martins | Sessão paralela 12Presidente: Sara Sousa | |
9.00 – 9.30 | Jéssica Gomes & Celeste Rodrigues Efeitos da variação linguística dos segmentos /s/, /z/ e /ʃ/ no desempenho ortográfico infantil | Neide Gonçalves, Mara Moita & Celda Morgado Quantificação nominal em língua gestual portuguesa: Numerais cardinais | Maria Inês Bico O contributo da revisão para a definição da relação estemática entre dois códices alcobacenses |
9.30 – 10.00 | Mirian Amarante Características fonológicas da sílaba em transposições ortográficas na escrita inicial de crianças brasileiras | Nádia Canceiro Incoordenação em Português Europeu | Flávia de Lima A construção da imagem do presidente Bolsonaro – uma análise de capas da Veja |
10.00 – 10.30 | Lissa Pachalski A explicitação incompleta como motivação para a ocorrência de erros (orto)gráficos produzidos por crianças brasileiras na grafia de sílabas complexas | Alexandra Fiéis, Ana Madeira & Joana Teixeira A Estratégia da Posição do Antecedente: uma área de variação em línguas românicas de sujeito nulo | Isabelle Simões Marques & Ana Cristina Braz O debate presidencial (2021) entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e persuasão |
10.30 – 11.00 | Ana Cunha A segmentação do clítico na escrita infantil e sua relação com as estruturas prosódica e narrativa do texto | Madalena Colaço Revisitando as expressões parentéticas coordenadas ancoradas com valor aditivo | Isabel Gil Polémica: do posicionamento à referenciação, passando pelas emoções |
11.00 – 11.30 | Pausa |
11.30 – 13.30 | Mesa-redondaAquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicaçõesPresidente: Maria João Freitas L1 – Sintaxe: Ana Lúcia Santos & Maria Lobo L1 – Fonologia: Clara Amorim, Teresa Costa & Ana Margarida Ramalho L2 – Sintaxe: Ana Madeira & Nélia Alexandre L2 – Fonologia: Anabela Rato, Adelina Castelo & Chao Zhou Bilinguismo (Sintaxe, Fonologia): Cristina Flores & Letícia Almeida Ensino de português como língua não materna: Cristina Martins, Fátima Silva & Jorge Pinto |
13.30 – 15.00 | Pausa | ||
Sessão paralela 13Presidente: Carla Ferreira | Sessão paralela 14Presidente: Rui Pereira | Sessão paralela 15Presidente: Liliana Inverno | |
15.00 – 15.30 | Hongrui Duan, Adelina Castelo & Maria João Freitas Vogais Orais Tónicas em Aprendentes Chineses com Proficiência Intermédia-Alta no Português Europeu: alguns resultados | João de Matos, Susana Correia, Matilde Gonçalves & Paula Luegi Interpretação de Masculinos Genéricos em PE: Resultados de um Estudo Experimental | Ka Man Kou & Ana Lúcia Santos Acquisition of Sluicing in European Portuguese by L1 Mandarin Speakers |
15.30 – 16.00 | Kazem Jahanshahi, Carlos Gussenhoven & Sónia Frota Intonation and Word Prominence in Persian: from Single-Word to Multiword Sentences | Ronan Pereira Variação diatópica da interpretação do nível de formalidade dos pronomes sujeito de segunda pessoa do singular no português brasileiro | Aida Cardoso Reconfiguração de traços na aquisição da Prepositional Infinitival Construction em Português Europeu L2 |
16.00 – 16.30 | Sybil Vachaudez & Jéssica Gomes «INresponsável» ou «IRResponsável»? As realizações fonéticas de /iN+/ em PE: um estudo exploratório de base percetiva | Viviane Costa & Rui Sousa-Silva “Voltei ao governo nos braços do povo”: o tópico do discurso como marcador idioletal | Jiaojiao Yao The Syntax of European Portuguese Resultatives |
16.30 – 17.00 | Ana Ruth Miranda & Carmen Lúcia Matzenauer A fonologia do ditongo medial ‘ou’ no português brasileiro | Víctor Lara Bermejo & Ana Guilherme A Diacronia dos Pronomes de Tratamento em Português Europeu no Século XX | Sónia Reis, Nuno Mamede & Jorge Baptista Nomes predicativos e construções neutras |
17.00 – 17.30 | Sessão de encerramento |