enapl2021 – Programa

PROGRAMA    |         INSCRIÇÕES         |        ORGANIZAÇÃO

Programa

  

9.00
– 9.15           

Sessão de abertura
 
Sessão paralela 1 
Presidente: Ana Paula Loureiro
Sessão paralela 2 
Presidente: Augusto Soares da Silva
Sessão paralela 3 
Presidente: Joana Santos 

9.15 – 9.45

Maria Lobo, Joana Batalha, Antónia Estrela & Bruna Bragança

 Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo

Telmo Móia 

Particularidades semânticas das expressões temporais com “até” e desafios de tradução entre português e inglês

Milaydis Sosa-Napolskij, Rui Sousa-Silva & Belinda Maia

 Padrões de influência translinguística no género artigo científico produzido em inglês por nativos de PE: das categorias gramaticais ‘substantivo’ e ‘verbo’

9.45 – 10.15

Irene Cadime, Ana Lúcia Santos, Iolanda Ribeiro & Fernanda Viana

 Validação do CDI-III para o português Europeu: uma escala de desenvolvimento lexical e sintático dos 30 aos 48 meses

Violeta Amélia Magalhães

Da semântica de alguns e uns em português europeu

Bárbara Pinho & Purificação Silvano

 A relação retórica de concessão em artigos científicos

10.15 – 10.45

Ana Maria Brito

 Relativas livres transparentes: algumas reflexões sintáticas

Luís Filipe Cunha

 Sobre a construção ir a + Infinitivo em Português Europeu

João Gerardo, Marina Torrón & Helena Moniz

 O Impacto de Sistemas de Identificação de Erros em contexto de Pós-Edição 

10.45 – 11.00

Pausa
 
Sessão paralela 4                        
Presidente: Conceição Carapinha
Sessão paralela 5 
Presidente: Margarita Correia
Sessão paralela 6
Presidente: Graça Rio-Torto

11.00 – 11.30

Paula Ferreira & Noémia Jorge

Apropriação do género de texto receita culinária por alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Jorge Baptista, Sónia Reis & Nuno Mamede

 Variantes de Verbos-suporte: Distribuição em corpora e representação formal no Léxico-Gramática dos Nomes Predicativos do Português Europeu

Cristina Maria Flores, Ana Rita Sá-Leite, Montserrat Comesaña, Carina Eira & Juan Haro

 O processamento de género gramatical em falantes bilingues de português e alemão. Efeitos de dominância linguística

11.30 – 12.00

Ana Luísa Costa

A pontuação como janela para a consciência sintática

Miguel Menezes, Vera Cabarrão, Pedro Mota & Helena Moniz

 Reconhecimento automático de Entidade Mencionadas multilingues em diversos domínios, para efeitos de anonimização e tradução automática

Liliana Correia & Cristina Flores

 Os efeitos da experiência sociolinguística e da (dis)semelhança lexical interlinguística sobre a aquisição do Português Europeu como língua de herança por crianças bilingues luso-alemãs e luso-francesas

12.00 – 12.30

 

Rita Silva, Vera Cabarrão & Sara Mendes

Anotação de Entidades Mencionadas na área do Gaming

Ana Faustino

The effects of Corrective Feedback on EFL learners’ acquisition of Past Simple regular & irregular forms in the Portuguese context

12.30 – 14.00

 

 

 

Pausa
 
Sessão paralela 7 
Presidente: Isabel Pereira
Sessão paralela 8 
Presidente: Nélia Alexandre
Sessão paralela 9
Presidente: Tânia Ferreira

14.00 – 14.30

Joana Reis, Catarina Oliveira & Maria João Freitas 

Dificuldades na produção da lateral alveolar do Português Europeu: A perceção dos Terapeutas da Fala

Costanza Aliverti-Piuri, Ana Lúcia Santos & Anabela Gonçalves 

Aquisição de complementos de verbos percetivos por crianças bilingues italiano-português europeu

Julia Cataldo Lopes & Aniela Improta França

 Um estranho no ninho: o parentesco morfológico entre palavras

14.30 – 15.00

Maria João Freitas & Ana Margarida Ramalho

 Estruturas silábicas complexas na avaliação de crianças com alterações fonológicas: análise de dados do corpus PhonoDis

Mara Moita & Maria Lobo

Compreensão de estruturas sintáticas com movimento A-barra e com movimento A em crianças portuguesas surdas com implante coclear: os efeitos da idade de início de exposição ao input linguístico e do tempo de exposição à língua

Vanessa Anachoreta

 A educação para surdos na década de 30: uma análise historiográfica do material didático Pedagogia emendativa do surdo-mudo de Lacerda (1934)

15.00 – 15.30

Xinyi Li & Chao Zhou

 LextPT: Um teste rápido e confiável da proficiência do PLE para trabalhos experimentais  

Raquel Costa & Maria Lobo

 Movimento A´ nas Perturbações do Espectro do Autismo

Amanda Bruscato & Jorge Baptista

 Análise dos Processos Anafóricos nos Corpora BRANEN e BRANES 

15:45 – 16.45

Conferência plenária

António Branco

(Universidade de Lisboa)

Avaliação Comparativa das Teorias de Semântica Lexical quanto à sua Plausibilidade Cognitiva e Utilidade Tecnológica

16.45 – 17.30

Sessão de pósteres
Presidente: Fátima Silva
Ana Paula Lopes. Software Program Development to Analise Face-to-Face Interactions in Forensic Contexts
Rosa Maria Frejaville and Raphaèle Dumont. Lexique multilingue de la mobilité étudiante
Madalena Gonçalves, Marianna Buchicchio & Helena Moniz. O impacto da qualidade de textos de partida criados por utilizadores e agentes e a propagação de erros em sistemas de Tradução Automática
Lorena Di Francesco, Ana Paula Loureiro & Joana Vieira Santos. Assimetrias na aprendizagem do uso de clíticos em português como língua estrangeira e em italiano como língua estrangeira 
Adelina Castelo, Chao Zhou & Clara Amorim. Aquisição das vogais médias do português na China: os desafios de um desenho experimental
17.30 
Assembleia geral APL
  
 
Sessão paralela 10 

Presidente: Maria João Freitas

Sessão paralela 11

Presidente: Cristina Martins

Sessão paralela 12 

Presidente: Sara Sousa

9.00 – 9.30

Jéssica Gomes & Celeste Rodrigues

 Efeitos da variação linguística dos segmentos /s/, /z/ e /ʃ/ no desempenho ortográfico infantil

Neide Gonçalves, Mara Moita & Celda Morgado

 Quantificação nominal em língua gestual portuguesa: Numerais cardinais 

Maria Inês Bico

O contributo da revisão para a definição da relação estemática entre dois códices alcobacenses

9.30 – 10.00

Mirian Amarante

 Características fonológicas da sílaba em transposições ortográficas na escrita inicial de crianças brasileiras

Nádia Canceiro

 Incoordenação em Português Europeu

Flávia de Lima

 A construção da imagem do presidente Bolsonaro – uma análise de capas da Veja

10.00 – 10.30

Lissa Pachalski

 A explicitação incompleta como motivação para a ocorrência de erros (orto)gráficos produzidos por crianças brasileiras na grafia de sílabas complexas

Alexandra Fiéis, Ana Madeira & Joana Teixeira

 A Estratégia da Posição do Antecedente: uma área de variação em línguas românicas de sujeito nulo

Isabelle Simões Marques & Ana Cristina Braz

 O debate presidencial (2021) entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e persuasão

10.30 – 11.00

Ana Cunha

 A segmentação do clítico na escrita infantil e sua relação com as estruturas prosódica e narrativa do texto

Madalena Colaço

 Revisitando as expressões parentéticas coordenadas ancoradas com valor aditivo

Isabel Gil

 Polémica: do posicionamento à referenciação, passando pelas emoções

11.00 – 11.30

Pausa
11.30 – 13.30
Mesa-redonda 
Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações

Presidente: Maria João Freitas


L1 – Sintaxe: Ana Lúcia Santos & Maria Lobo 

L1 – Fonologia: Clara Amorim, Teresa Costa & Ana Margarida Ramalho

L2 – Sintaxe: Ana Madeira & Nélia Alexandre 

L2 – Fonologia: Anabela Rato, Adelina Castelo & Chao Zhou

Bilinguismo (Sintaxe, Fonologia): Cristina Flores & Letícia Almeida 

Ensino de português como língua não materna: Cristina Martins, Fátima Silva & Jorge Pinto 

13.30 – 15.00

Pausa
 
Sessão paralela 13 
Presidente: Carla Ferreira
Sessão paralela 14
Presidente: Rui Pereira
Sessão paralela 15
Presidente: Liliana Inverno

15.00 – 15.30

Hongrui Duan, Adelina Castelo & Maria João Freitas

Vogais Orais Tónicas em Aprendentes Chineses com Proficiência Intermédia-Alta no Português Europeu: alguns resultados 


João de Matos, Susana Correia, Matilde Gonçalves & Paula Luegi

 Interpretação de Masculinos Genéricos em PE: Resultados de um Estudo Experimental

Ka Man Kou & Ana Lúcia Santos

Acquisition of Sluicing in European Portuguese by L1 Mandarin Speakers

15.30 – 16.00

Kazem Jahanshahi, Carlos Gussenhoven & Sónia Frota

Intonation and Word Prominence in Persian: from Single-Word to Multiword Sentences

Ronan Pereira

 Variação diatópica da interpretação do nível de formalidade dos pronomes sujeito de segunda pessoa do singular no português brasileiro

Aida Cardoso

Reconfiguração de traços na aquisição da Prepositional Infinitival Construction em Português Europeu L2

16.00 – 16.30

Sybil Vachaudez & Jéssica Gomes

«INresponsável» ou «IRResponsável»? As realizações fonéticas de /iN+/ em PE: um estudo exploratório de base percetiva

Viviane Costa & Rui Sousa-Silva

 “Voltei ao governo nos braços do povo”: o tópico do discurso como marcador idioletal

Jiaojiao Yao

The Syntax of European Portuguese Resultatives

16.30 – 17.00

Ana Ruth Miranda & Carmen Lúcia Matzenauer

 A fonologia do ditongo medial ‘ou’ no português brasileiro 

Víctor Lara Bermejo & Ana Guilherme

A Diacronia dos Pronomes de Tratamento em Português Europeu no Século XX

Sónia Reis, Nuno Mamede & Jorge Baptista

Nomes predicativos e construções neutras

17.00 – 17.30

Sessão de encerramento